News Health/Medical A Importância da Alimentação na Progressão do Alzheimer
0
Doença de Alzheimer

Published :

A Importância da Alimentação na Progressão do Alzheimer

Por Catarina Silva

15/05/2024

Quanto pior o estado nutricional, mais rápida é a progressão da doença. O segredo é estar informado e ter acompanhamento logo desde o momento do diagnóstico para evitar a perda de peso, a desnutrição e a desidratação.

Impacto da Alimentação nas Demências

A evidência científica tem mostrado que a alimentação desempenha um papel crucial na progressão da doença de Alzheimer e outras demências. Infelizmente, muitos doentes e familiares não estão cientes dessa relação.

À medida que a doença avança, é comum ocorrer perda de peso, desnutrição e desidratação. Por isso, a intervenção nutricional deve começar precocemente.

Desafios Alimentares em Demências

Em estágios iniciais, os doentes podem ter dificuldade em seguir receitas ou coordenar movimentos simples, como levar a colher à boca. Isso aumenta o risco de não ingerirem a quantidade suficiente de alimentos e água.

Em estágios mais avançados, alguns doentes podem não reconhecer objetos ou alimentos, recusar a alimentação e ter dificuldade para mastigar e engolir.

A perda de peso é um indicador de mau prognóstico, afetando a mobilidade e aumentando a dependência.

Educação Alimentar e Estratégias

É essencial educar doentes e familiares sobre a importância da alimentação. Estratégias nutricionais devem ser implementadas desde o diagnóstico para melhorar a qualidade de vida e retardar a progressão da doença.

Fonte: Notícias Magazine

  • Reactions

    0
    0
    0
    0
    0
    0

    Your email address will not be published. Required fields are marked *