News Health/Medical Câncer Colorretal em Adolescentes: Um Alerta
0

Published :

Casos de câncer colorretal mais que triplicaram em adolescentes em 20 anos

Por Gabriela Maraccini

Publicado em 13/05/2024

Os casos de câncer colorretal já vêm aumentando em pessoas com menos de 50 anos, segundo as evidências mais recentes. Agora, um novo estudo mostrou que os adolescentes também estão sendo mais afetados pela doença nas últimas duas décadas.

Resultados Alarmantes

De acordo com a pesquisa apresentada na Digestive Disease Week 2024, a taxa de câncer colorretal aumentou 333% entre adolescentes de 15 a 19 anos, entre 1999 e 2020. Além disso, crianças de 10 a 14 anos viram um crescimento ainda mais significativo, com as taxas desse tipo de câncer aumentando 500% nessa faixa etária.

Alerta para Jovens Adultos

Os jovens adultos de 20 a 24 anos também não escaparam dessa tendência preocupante, com um aumento de 185% nos casos de câncer colorretal.

Conscientização é Fundamental

O pesquisador principal, Dr. Islam Mohamed, destaca que o câncer colorretal não é mais considerado apenas uma doença da população idosa. É crucial que o público esteja ciente dos sinais e sintomas do câncer colorretal para uma detecção precoce.

Embora os números sejam alarmantes, ainda não é recomendado que a colonoscopia seja realizada como rastreamento para crianças e adolescentes. As diretrizes atuais indicam que o exame deve começar a partir dos 45 anos e ser repetido a cada 10 anos, se o resultado for negativo.

Conclusão

Aumentos nas taxas de câncer colorretal também foram observados em outras faixas etárias, reforçando a importância da conscientização e da vigilância médica em todas as idades.

  • Reactions

    0
    0
    0
    0
    0
    0

    Your email address will not be published. Required fields are marked *