News Default Viaturas Militares Recriam a História do 25 de Abril
0
Santarém

Published :

Viaturas Militares na Rua Tal Como Há 50 Anos

Por Sofia Fonseca

24 de abril de 2024

Leitura: 21 min

As comemorações do 25 de Abril ganham vida com a recriação das icónicas viaturas militares que desempenharam um papel crucial na Revolução dos Cravos. Neste artigo, exploramos o roteiro dessas comemorações e destacamos a Operação Fim de Regime, que há 50 anos permitiu derrubar a ditadura em Portugal.

Viaturas Militares Restauradas

Um total de 14 viaturas militares, restauradas com esmero, sairão às ruas nos próximos dias. Esses veículos, que fizeram história no dia 25 de Abril de 1974, ganharam "uma nova vida" após anos de abandono e ferrugem. A Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos (APVMA) liderou os esforços de restauro, contribuindo com mão de obra e contando com o apoio financeiro do Exército português.

Operação Fim de Regime

A grande atração das comemorações é a recriação da Operação Fim de Regime. Essas 14 viaturas seguirão o mesmo percurso que há meio século permitiu derrubar a ditadura. Partindo de Santarém, rumarão a Lisboa e, posteriormente, retornarão a Santarém. No dia 25 de Abril, será reconstituído o percurso desde a tomada do Terreiro do Paço até à Pontinha.

Um Tributo à História

Essas viaturas não são apenas carros restaurados; são símbolos vivos da coragem e determinação dos que lutaram pela liberdade. Ao recriar esses percursos históricos, prestamos homenagem aos heróis anónimos que mudaram o curso da nação.

  • Reactions

    0
    0
    0
    0
    0
    0

    Your email address will not be published. Required fields are marked *