News Health/Medical RS Declara Situação de Emergência devido à Dengue
0
Rio Grande do Sul

Published :

RS Declara Situação de Emergência devido à Dengue

O Rio Grande do Sul está enfrentando um surto de dengue, com consequências trágicas. O governador Eduardo Leite, preocupado com o aumento alarmante de casos e óbitos, tomou uma medida crucial para conter a propagação da doença.

Contexto

Em 12 de março de 2024, o estado registrou um total de 20 mortes causadas pela dengue. Essas vítimas residiam em São Leopoldo, Santa Rosa e Iraí. Além disso, o Rio Grande do Sul acumula 17,7 mil casos confirmados da doença.

Decisão do Governador

O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou um decreto de situação de emergência em saúde pública. Esse ato visa mobilizar recursos e ações para combater a epidemia e proteger a população.

Medidas Necessárias

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está alertando a população sobre os sintomas da dengue e a importância de buscar atendimento médico nos primeiros sinais da doença. Os sintomas incluem febre alta, dor retro-orbital, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele.

Regiões Afetadas

Novo Hamburgo lidera o ranking com 2,9 mil casos confirmados, seguida por Santa Rosa (1,7 mil casos) e São Leopoldo (1,3 mil casos).

Conclusão

Com o decreto de emergência, espera-se que medidas eficazes sejam implementadas para controlar a disseminação da dengue e proteger a saúde da população gaúcha.

  • Reactions

    0
    0
    0
    0
    0
    0

    Your email address will not be published. Required fields are marked *